Roteiro para curtir a Vindima na Serra Gaúcha!

Roteiro para curtir a Vindima na Serra Gaúcha!
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

A Serra Gaúcha é maravilha, e conhecê-lá na época da vindima, consegue ser mais maravilhoso ainda. Confira neste post o roteiro completo para esta viagem.

Recentemente estivemos na Serra Gaúcha para uma programação intensa de vivência dos sabores, aromas e festejos da Vindima!

Foi um convite irrecusável já que eu sempre quis participar da Vindima e nunca consegui programar uma viagem voltada para o enoturismo na época certa das vindimas.

Como vocês bem sabem, nós também somos Apaixonados por Vinhos – clique aqui e veja mais matérias sobre o assunto – e já visitamos vinícolas mundo afora: Mendoza, na Argentina (clique aqui); arredores de Santiago (clique aqui e aqui) e Atacama (clique aqui), no Chile; as bodegas de Ica (clique aqui), no Peru; vinícolas no Uruguai (clique aqui), vinícolas em Santorini, na Grécia; em Hvar, na Croácia; caves de Vila Nova de Gaia, cruzeiro pelo Douro, região do Alentejo, em Portugal; vinícolas em Niagara on the Lake (clique aqui), no Canadá, Franschhoek e Stellenbosch, na África do Sul… e, é claro, a nossa Serra Gaúcha, destino já consolidado para os amantes de vinho, sejam profissionais ou curiosos.

Antes de qualquer coisa, que fique claro que eu sou do time dos curiososos-apreciadores de vinho! É verdade que ao longo das visitas às vinícolas fui adquirindo conhecimento, mas ainda me considero bastante leiga, portanto, este não será um artigo rebuscado em termos técnicos ou que vise a explicar de forma minuciosa todo o processo de produção do vinho, ok?

Partindo então dessas premissas básicas, o intuito aqui também não é descomplicar o vinho ou dizer para você que Vinho bom é aquele de que você gosta, que te agrada. Sem jargões até porque eu acredito piamente que vinho bom é vinho bom, de qualidade, que traga toda a sua história, sua identidade, que seja equilibrado e que me agrade também kkkk… mas eu não sou especialista, não sou uma sommelier, não sou uma crítica nem mesmo ligada em rankings e suas pontuações ou nestes sites que fazem avaliações dos vinhos (o Julio é mais cuidadoso com isso do que eu e é do tipo que tira foto, posta no aplicativo, faz sua avaliação e também procura as avaliações dos vinhos que deseja comprar).

A título de curiosidade, para quem se interessar, o Guia de Vinhos Descorchados é considerado o maior guia de vinhos sul-americanos e traz a pontuação de mais de 3.000 vinhos degustados de mais de 150 vinícolas argentinas, 190 chilenas, 30 vinícolas uruguaias e 40 brasileiras.

E para quem quiser dar uma espiada, o site/aplicativo que o Julio acompanha quando quer ler uma avaliação sobre o vinho antes de comprar ou pedir em restaurante, é o Vivino.com. Confesso que, quando me deparo com muitos vinhos que não conheço, que nunca sequer degustei, é um sofrimento escolher um. Prefiro sim comprar os que já conheço ou os que degustei em vinícolas. Daí a experiência em vinícolas ser tão interessante para mim porque passo a ter contato com os produtos e posso eu mesma concluir se me agradou ou não.

Portanto, o que quero mostrar para vocês é que dentro do Enoturismo tem espaço para todo mundo e é muito mais democrático do que muitos pensam. Você pode ser sim um leigo no assunto e vivenciar uma experiência fabulosa, enriquecedora dentro deste fascinante universo da vitivinicultura! Vá por mim! O mais importante é gostar de beber vinhos!

Dito isso, vamos para uma perguntinha básica: o que é a Vindima?

É uma das épocas mais importantes do ano para quem lida diretamente com a fabricação do vinho, pois é durante a Vindima que acontece a colheita da uva e, por consequência, o início da produção do vinho. Ocorre normalmente de meados de janeiro a março, mas isso pode variar um pouco de um ano para o outro.

Muita coisa influencia e interfere para que seja produzida uma boa safra de vinhos e a vindima é um desses fatores super importantes. A depender das condições climáticas do ano, a colheita da uva poderá ser na época certa, poderá ser antecipada ou tardia.

Por exemplo, a Serra Gaúcha enfrentou um período de seca maior no final do ano de 2019 e início de 2020 e começou a chover mais tarde por lá o que trará para muitos uma colheita mais tardia. A partir daí, muitas são as expectativas geradas, para saber se as uvas alcançarão sua excelência de maturação, se a concentração de açúcares estará adequada, se a acidez estará equilibrada… e por aí vai!

Tem muito mais ciência do que se imagina e a função do Enólogo, que é o profissional que acompanha todo esse processo de produção do vinho, desde o plantio até o envasamento, é muito importante para saber o momento certo de colher a uva.

E uma das coisas que eu aprendi dessa vez é que primeiro são colhidas as uvas para a produção de espumantes, depois vinhos brancos e por último os vinhos tintos. Viram só, mesmo sendo a minha terceira vez nesta região de Bento Gonçalves e Garibaldi, eu aprendi horrores nesta verdadeira imersão que fizemos por 5 dias vivenciando a Vindima!

O mais bacana de retornar à região é que sempre me surpreendo positivamente em ver como a Serra Gaúcha está altamente capacitada em receber muito bem o turista com diversas atividades para todos os perfis.

Colheita da uva, pisa da uva, almoços e jantares harmonizados, passeios de bicicleta pelos vinhedos, sobrevoos de balão, inúmeras degustações de vinhos, inclusive às cegas, wine garden, wine movie, vinícolas super modernas e até mesmo centenárias estão de braços abertos para acolher com muito carinho todos os turistas.

Por fim, eu confesso que era muito difícil desgostar de algum vinho. Ou seja, não gostar para mim é algo forte e tem que erra muito feio para isso. Todas as degustações foram maravilhosas e até os espumantes (que eu estava com medo de serem Moscatel, Demi-Sec, ou algo similar, que eu não gosto mesmo) foram espetaculares, todos Brut.

Fonte: https://www.blogapaixonadosporviagens.com.br/

Outros destinos

Confira abaixo outras experiência, para destinos diferentes.

10 lugares internacionais para viajar no meio do ano
Está pensando em viajar nas férias de Julho? Conheça 10 destinos maravilhosos, onde o meio do ano é a melhor época pa...
Dica de Viagem: Tudo sobre a Serra da Bocaina
Aprenda neste post onde ficar na Serra da Bocaina, bem como a melhor época para visitar e o que fazer por lá.
Comida e alimentação na Índia
A comida indiana, realmente feita na Índia, é sempre muito picante. Confira essa e outras curiosidades neste post sob...
Onde Comer em Tiradentes: os melhores restaurantes
Tiradentes é um lugar bem famoso por sua gastronomia. Fui em bastante restaurantes da cidade, e trouxe um review dos ...
Top 10 Sunsets no Mundo!
O pôr do sol traz uma positividade absurda, confira neste post um top 10 dos destinos dos pôr do sol mais lindos, na ...
O que fazer em São Miguel do Gostoso- Guia Completo
Minha passagem por São Miguel do Gostoso foi deliciosa. Relatei neste post todas as experiências que vivenciei por lá...
Guia do Alê
Av. Paulista, 1578 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01310-200
Copyright © 202X
Guia do Alê
Av. Paulista, 1578 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01310-200
Copyright © 202X
Atendimento por WhatsApp
Departamento de Parcerias
Parcerias
Atendimento das 08:00 às 18:00hs de segunda a sexta.
Atendimento por WhatsApp
Suporte Imprensa
Imprensa
Atendimento das 08:00 às 18:00hs de segunda a sexta.
Atendimento por WhatsApp
Departamento de Parcerias
Parcerias
Atendimento das 08:00 às 18:00hs de segunda a sexta.
Atendimento por WhatsApp
Suporte Imprensa
Imprensa
Atendimento das 08:00 às 18:00hs de segunda a sexta.

Guia do Alê

Copyright © 202X

Este site utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência. Ao clicar em 'ok" e continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade